A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 58 solicitações até às 17h desta segunda-feira (24/01). Foram 14 ameaças de desabamento, 12 ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, três avaliações de área, 15 avaliações de imóveis alagados, um desabamento de muro, um desabamento parcial, cinco deslizamentos de terra, três infiltrações e duas orientações técnicas.
Acumulados – Os maiores acumulados de chuvas em 24 horas (dados atualizados às 16h45) foram registrados em Plataforma (60,4mm), Base Naval de Aratu (56,4mm), Praia Grande (47,2mm), Monte Serrat (44,9mm) e São Tomé de Paripe (44,1mm).
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) associada a um sistema de baixa pressão aumentará as chances de chuvas de inensidade variando de fraca a moderada, acompanhada de trovoadas. Assim, desta segunda-feira (24) até quarta-feira (26) a previsão é de céu nublado com chuva fraca a moderada, acompanhada de trovoadas. Há pouco risco para alagamentos e deslizamento de terra. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.